Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquito (Aedes aegypti) e ocorre exclusivamente na América Central, América do Sul e na África.

  • Indicação: Rotina para crianças a partir de 9 meses de idade, adolescentes e adultos em áreas endêmicas. Para controle de surto ou situação de alto risco, a vacinação de crianças com idade entre 6 e 8 meses pode ser considerada pelo médico; Para viajantes que se dirigem para áreas endêmicas ou em que estejam ocorrendo casos em humanos epizootias (casos em macacos) , a partir de 9 meses de idade; Há precauções especiais para a administração em indivíduos de 60 anos de idade ou mais, gestantes e pessoas com comprometimento imunológico (neste casos, cabe ao médico avaliar se o risco de doença é maior que o risco de eventos adversos graves).
  • Contraindicações: Mulheres amamentando até que seus bebês completem 6 meses de vida, imunodeprimidos, gestantes, indivíduos com reação de hipersensibilidade (anafilaxia) ao ovo, a qualquer componente da vacina ou após dose anterior de vacina contra a febre amarela.
  • Esquema de doses: Primeira dose aos 9 meses de idade e reforço aos 4 anos de idade. Crianças ou adolescentes que receberam apenas 1 dose antes dos 5 anos de idade, devem fazer o reforço independente da idade. Crianças ou adolescentes que receberam a primeira dose após os 5 anos de idade, não há necessidade de reforço.
  • Possíveis reações: Na maioria dos casos são reações locais, podendo também ocorrer dor de cabeça e mal-estar, em cerca de 2 a 4 % dos vacinados, com menor frequência em crianças. Reações graves (doença viscerotrópica ou neurotrópica, anafilaxia) são raras: entre 2007 e 2012, no Brasil, aconteceram 0,2 caso de doença neurológica para cem mil vacinados(principalmente quando se tratava de primeira dose em idosos) e 0,04 caso de doença viscerotrópica em cem mil vacinados.
  • Via de aplicação: Subcutânea.
  • CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO E PROFILAXIA (CIVP): Para obter o CIVP, o indivíduo deverá ser vacinado no mínimo 10 dias antes de sua viagem para estar protegido contra a febre amarela.. A OMS alterou sua recomendação em 2013: basta comprovar pelo CIVP uma dose aplicada na vida.

Fale com a gente!

Vacinar em casa, além de prático, é econômico
Você pode nos chamar pelo WhatsApp
Fale agora!

Fale com a gente!

Então, se você não marcou sua vacina!
Você pode nos chamar pelo WhatsApp
Fale agora!

Quero receber
uma ligação.

Digite seu nome e telefone para entrarmos
em contato com você ;)

Vacinação por faixa etária

Pensando em nossos pacientes, temos disponível informações relevantes sobre a vacinação de cada faixa etária, ou seja, quais as vacinas, o cronograma vacinal, possíveis efeitos, modo de aplicação. Veja abaixo:

Recém nascidos

Crianças

Adolescentes

Adultos

Idosos

Recém nascidos

Crianças

Adolescentes

Adultos

Idosos