Em bebês prematuros, todo cuidado é pouco! Dá aquele quentinho no coração toda vez que a gente vê aquele bebezinho tão pequeno, mas já tão guerreiro, lutando pela vida, né? Os recém nascidos prematuros precisam de uma atenção especial por não terem se desenvolvido como um bebê que nasce no tempo normal, e isso também se aplica à vacinação.
Pelo fato de terem um tamanho menor do que os bebês normais, suas vias aéreas também são reduzidas, além de ter um sistema imune ainda não maduro. Juntando isso ao fato de estarem no hospital e serem submetidos a uma série de exames, eles acabam sendo mais frágeis e um alvo fácil para infecções. Entretanto, o calendário de vacinas é praticamente o mesmo dos bebês normais, tendo algumas poucas alterações. De acordo com a SBIm, o que muda no seu calendário é:
• PALIVIZUMABE: EXCLUSIVA para prematuros, é composta por anticorpos que protegem contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). É indicada para os recém-nascidos com menos de 29 semanas de idade gestacional no primeiro ano de vida; para aqueles nascidos entre 29 e 32 semanas, até o sexto mês; e para portadores de doenças cardíacas e pulmonares nos dois primeiros anos de vida, independentemente da idade gestacional.
• VACINA BCG (contra tuberculose): esta é uma exceção e só deve ser aplicada quando o bebê estiver pesando no mínimo 2 kg.
• HEPATITE B: obrigatoriamente em quatro doses. O prematuro deve tomar esta vacina é estar protegido ao nascer do mesmo jeito, porém ela deve ser reaplicada quando ele atingir 2 kg.
• INTERNAÇÕES: se os bebês recém-nascidos ainda estiverem internados, o esquema de doses ainda pode mudar um pouco, sendo específica de cada caso.
Fora essas alterações, as vacinas são as mesmas dos recém-nascidos: rotavírus, poliomielite, vacina “Haemophilus influenzae” tipo b (Hib), tríplice bacterianas, meningocócicas B e conjugadas ACWY/C, pneumocócicas conjugadas. Lembrando sempre de perguntar para o pediatra qual é a melhor dose ou esquema de vacinas para o seu pequeno.
O calendário vacinal atualizado dos prematuros você pode acessar e se informar no site da Sociedade Brasileira de Imunizações: https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-prematuro.pdf
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! Não se esqueça de estar com as suas vacinas em dia. Conte com a gente para proteger você e a sua família!
| Imunovida Vacinas |
Fonte:
Sociedade Brasileira de Imunizações,