A vacina contra ROTAVÍRUS evita o desenvolvimento de DIABETES TIPO 1, diz estudo.

A vacina contra ROTAVÍRUS evita o desenvolvimento de DIABETES TIPO 1, diz estudo.

24 Nov 2022

por Imunovida

Que a vacinação é extremamente importante para te proteger dos microrganismos causadores de doenças você já sabe… No entanto, pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, estudaram um grupo de crianças que foram e não foram vacinados contra o Rotavírus e chegaram na conclusão que a vacina, além de proteger contra esta infecção viral, também reduz bastante os riscos de ficarem tão doentes que precisam de cuidados hospitalares.

E mais: os cientistas sugeriram que a vacinação completa contra rotavírus nos primeiros meses de vida pode estar associada a um risco menor de desenvolver diabetes tipo 1 mais tarde.

MAS ANTES, O QUE O ROTAVÍRUS CAUSA?

O rotavírus causa infecção entérica aguda, ou seja, afeta o sistema digestivo. É um tipo de vírus que pode infectar vários tipos de animais, entre mamíferos e aves, e os sintomas podem envolver quadros leves, com diarreia líquida, porém limitada, até quadros mais graves, com desidratação, febre e vômitos.

É especialmente perigoso em crianças de até 5 anos, e esse é mais um motivo para vaciná-las contra este vírus, já que, segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, em todo mundo, cerca de 450 mil crianças nessa faixa etária morrem pela infecção. Além disso, estima-se que 40% das pessoas infectadas devem ficar internadas por apresentarem o pelo quadro grave da doença.

E QUAIS SÃO AS VACINAS DISPONÍVEIS?

No Brasil, o Ministério da Saúde informou que desde a inclusão obrigatória da vacina contra o rotavírus no Programa Nacional de Imunizações em 2006, nos anos seguintes, entre 2007 e 2009, foram evitadas 1.500 mortes e 130 mil hospitalizações relacionadas às diarreias em todo o país. E isso é mais um dado para informar que nós TODOS precisamos nos vacinar para evitar surtos de doenças e mortes desnecessárias. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, SBIm, existem dois tipos de vacinas disponíveis contra o rotavírus:

• Vacina oral monovalente (VRH1)

Protege contra um tipo de vírus predominante que causa a doença, e é recomendado para bebês a partir de 6 semanas. São duas doses que devem ter um intervalo mínimo de 4 semanas entre elas.

• Vacina oral atenuada pentavalente (VR5)

Protege contra cinco tipos de vírus atenuados que podem causar a doença, e, da mesma forma que a anterior, é recomendado para bebês a partir de 6 semanas. Entretanto, nesta vacina são necessárias três doses que devem ter um intervalo mínimo de 4 semanas entre elas.

A única reserva com relação à vacina é que a primeira dose deve ser obrigatoriamente aplicada até a idade de 3 meses e 15 dias, e a última dose até os 7 meses e 29 dias.

TUDO BEM, MAS O QUE O ROTAVÍRUS TEM A VER COM DIABTES TIPO 1?

Bom, a diabetes tipo 1, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, acontece, basicamente, pela falta de produção de insulina no corpo. Assim, geralmente, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta do pâncreas, responsáveis pela produção do hormônio. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada pro organismo. Como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. O tipo 1 da diabetes aparece frequentemente na infância ou adolescência, e o tratamento é medicamentoso, associado ao planejamento alimentar e atividades físicas.

Os dados dessa pesquisa sugerem que a VACINAÇÃO COMPLETA contra o rotavírus na infância, além de proporcionar os benefícios listados anteriormente, pode estar associado com uma redução do risco de se ter diabetes tipo 1 na infância. Mais testes deverão ser realizados para traçar um motivo mais certeiro sobre o porquê isso acontece.

Porém, os pesquisadores argumentam que, segundo dados de estudos anteriores, o rotavírus ataca o mesmo tipo de células do pâncreas que são afetadas em pessoas com diabetes tipo 1. Assim, este é um direcionamento para novos estudos sobre este caso. Um outro estudo australiano concluiu que as crianças que foram vacinadas contra o rotavírus tiveram uma redução de 14% de riscos de desenvolver diabetes tipo 1.

E TEM OUTROS BENEFÍCIOS?

Além disso, a pesquisa também demonstrou que as crianças que foram vacinadas contra o rotavírus apresentaram uma taxa de hospitalização 94% menor por infecção por rotavírus e uma taxa de hospitalização 31% menor por qualquer motivo, nos primeiros dois meses após a vacinação.

Bom, mais que comprovado que a vacina contra o rotavírus é essencial, não é? Não deixe sua criança de fora dessa, a vacina é indolor e os benefícios são inquestionáveis!

O time da Imunovida está preparado para te ajudar no que for preciso. Conte com a gente para proteger você e a sua família!

| Imunovida Vacinas |

Fontes:

Michigan Medicine – University of Michigan, ScienceDaily. “Lower risk of Type 1 diabetes seen in children vaccinated against ‘stomach flu’ virus.”

Sociedade Brasileira de Imunizações, SBIm. “Rotavírus“.

Sociedade Brasileira de Diabetes, SBD. “Tipos de Diabetes“.

Por Imunovida

30 Abr 2025

Boa tarde!

Por Imunovida

30 Abr 2025

A vacina contra o HPV protege contra os principais tipos do vírus!

Por Imunovida

31 Mar 2025

O VSR é um dos principais causadores de infecções respiratórias em bebês

Por Imunovida

27 Fev 2025

Você sabe quanto tempo dura a vacina do HPV?

Por Imunovida

27 Fev 2025

A vacinação contra o HPV

Por Imunovida

27 Fev 2025

O que é HPV? O Papilomavírus Humano (HPV)

Por Imunovida

30 Abr 2025

Boa tarde!

Por Imunovida

30 Abr 2025

A vacina contra o HPV protege contra os principais tipos do vírus!

Por Imunovida

31 Mar 2025

O VSR é um dos principais causadores de infecções respiratórias em bebês

Por Imunovida

27 Fev 2025

Você sabe quanto tempo dura a vacina do HPV?

Por Imunovida

27 Fev 2025

A vacinação contra o HPV

Por Imunovida

27 Fev 2025

O que é HPV? O Papilomavírus Humano (HPV)

Fale com a gente!

Então, se você não marcou sua vacina!
Você pode nos chamar pelo WhatsApp
Fale agora!

Quero receber
uma ligação.

Digite seu nome e telefone para entrarmos em contato com você;)