O que é virose? Quais são as doenças que os médicos chamam de virose?

O que é virose? Quais são as doenças que os médicos chamam de virose?

30 Dez 2022

por Imunovida

Você certamente já passou por alguma situação parecida: sentiu aquele mal-estar, com sintomas genéricos como diarreia, febre, dores musculares, coriza, dor no ouvido (otite) ou amidalite (dor nas amígdalas). Com isso, você não teve outra escolha senão procurar uma unidade de saúde. Lá, o diagnóstico foi unânime, virose! Mas espera: o que é virose?

O termo virose parece ter sido corrompido, uma vez que muitos diagnósticos rápidos acabam se mascarando por trás dele. E na verdade, alguns sintomas, embora semelhantes aos provocados por viroses, também são causados por outros microorganismos.

Mas afinal, o que é virose e o que não é? Quais doenças são enquadradas como viroses e como preveni-las? Acompanhe aqui no conteúdo que explicamos tudinho!

O que é virose? Entenda a confusão

Virose é toda doença causada por um vírus. É isso o que diz a ciência. Em expressões mais populares e práticas, chama-se de virose aqueles famosos estados gripais ou de mal-estar gastrointestinal sem uma doença bem definida.

Mas como os médicos passam o diagnóstico de virose só observando os sintomas? Sem fazer nenhum exame pra descobrir qual é o vírus?

Muitas vezes a gente fica achando que o médico foi apressado demais no diagnóstico e nem ele sabe o que a gente tem. Mas não é falta de consideração não. O diagnóstico rápido tem motivo: o nosso bem estar.

Pra saber se uma doença é virose ou não, o médico precisa fazer vários testes e identificar qual é o vírus causando o problema. Esses testes demoram. Até lá, com o tratamento adequado dos sintomas, você já fica melhor.

Se o médico ou médica for esperar o diagnóstico de que o que você tem realmente foi causado por um vírus pra só daí começar o tratamento, você vai ficar no desconforto da doença por dias.

Viroses são os tipos de doenças mais comuns no mundo e, naturalmente, são as enfermidades que mais promovem a visita das pessoas aos serviços de pronto atendimento médico (pronto socorro).

Justamente por isso, o corpo médico precisa acelerar os tratamentos para não congestionar o sistema de saúde. Imagina: 50 pessoas no Pronto Socorro internadas esperando sair o resultado do exame para doenças tão comuns?

Quais são os vírus que causam as viroses mais comuns?

Então tudo bem: você já entendeu o que é virose, certo? E também porque não é sempre necessário fazer exames para descobrir exatamente qual é o vírus que está causando o problema.

Mas de onde vem o termo? Quais são as doenças causadas por vírus mais comuns, que causam esses sintomas tão comuns?

Bom, vamos separar aqui os dois tipos de viroses mais comuns. Primeiro, as gastrointestinais. Elas normalmente são causadas pelos vírus:

  • Enterovírus;
  • Rotavírus;
  • Adenovírus entérico;

E entre os que causam sintomas respiratórios, os mais comuns são:

  • Influenza;
  • Rinovírus;
  • Adenovírus;
  • Vírus sincicial respiratório.

Esses vírus causam os sintomas que todo mundo chama de virose, gripe e resfriado. E é por isso que os médicos não precisam fazer exames para descobrir que vírus você tem antes de te tratar.

Acontece que a maioria dos vírus não possuem tratamentos diretos. Quando você está gripado, você não toma um remédio que mata o vírus. O remédio é só para atenuar os sintomas, enquanto nosso sistema imunológico lida com a ameaça.

No caso das “viroses” sem diagnóstico, o tratamento é o mesmo: atenuar os sintomas até nosso corpo lidar com a infecção. E nesses casos, sabendo ou não o nome do vírus, o tratamento muitas vezes é o mesmo.

Doenças que parecem viroses mas não são

Algumas doenças são chamadas de viroses por causa dos sintomas que apresentam. E isso é bem perigoso.

Inicialmente, os sintomas são muito parecidos com as “viroses”, mas elas são causadas por outros agentes e podem evoluir para quadros muito perigosos. Por isso que, em casos mais graves, a orientação médica é a internação e o exame para descobrir o que é que você tem.

Vejamos algumas delas:

  • Tétano: o tétano é uma doença causada por uma bactéria (Clostridium tetani) e promove muita dor muscular e falta de ar em alguns casos. Felizmente, esta doença, embora não seja uma virose, também possui vacina para sua prevenção e é altamente difundida;
  • Aspergilose: causada por um fungo, a aspergilose afeta severamente os pulmões e vias respiratórias, causando, por exemplo, otites e sinusites. Seu tratamento se dá pela ingestão de anti-fúngicos;
  • Criptococose: conhecida como doença do pombo, a criptococose pode colocar a vida do paciente em risco em casos mais agudos e atinge diretamente o sistema respiratório. Embora os sintomas sejam semelhantes à uma virose, ela é provocada por um fungo;
  • Cólera: promove diarréias agudas e muito vômito, essa doença altamente transmissível é causada por uma bactéria, e é comum de ser encontrada em ambientes com pouco e nenhum saneamento básico.

O que a gente pode ver é que muitas doenças apresentam sintomas semelhantes aos causados pelos vírus, no entanto, o agente causal são fungos e bactérias. Algumas dessas doenças são perigosas. Outras nem tanto.

O importante é sempre ficar de olho nos sintomas e ser 100% transparente com os médicos. Eles vão perceber o quadro de sintomas e pedir exames conforme o que você está apresentando.

Doenças causados por vírus preveníveis com a vacina

Agora que você já está bem informado sobre o que é virose e quem é o agente causador desse tipo de doença, vamos conhecer as principais doenças causadas pelos vírus, sobretudo as doenças preveníveis com vacinas.

As vacinas são utilizadas para induzir o organismo a desenvolver imunidade aos agentes causadores das doenças (como os vírus), sendo conhecida como o principal mecanismo de controle de viroses – além, é claro, do tratamento para atenuar os sintomas.

Existem diversos tipos de virose e as mais populares são as que apresentam sintomas respiratórios (dor de garganta, nariz entupido, coriza, tosse, febre e mal-estar) e as que apresentam sintomas gastrointestinais – náusea, vômito, cólica, diarreia e mal-estar).

No entanto, existem outras viroses, algumas, inclusive, mais severas! Vejamos algumas:

  • Poliomielite: conhecida também como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda que pode atingir tanto crianças quanto adultas e sua vacina é dada enquanto criança;
  • Sarampo: virose altamente contagiosa, possui sintomas característicos de manchas vermelhas na pele e já foi responsável pela morte de muitas crianças. Não existe tratamento e a única forma de evitá-la é por meio da vacinação;
  • Febre amarela: transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, essa virose existe no Brasil desde o século 17. Sua vacina, por exemplo, é obrigatória para brasileiros que desejam viajar para outros países, de forma a evitar sua disseminação;
  • Hepatite B: conhecida por ser uma doença sexualmente transmissível, essa virose promove infecção grave no fígado e pode ser evitada com vacina!

Outras viroses podem ser citadas, como é o próprio caso da Covid-19, das gripes, promovidas pelo vírus Influenza e suas variações e ebola.

Algumas dessas viroses, antes de existir vacina específica para seu controle, foram responsáveis pela morte de milhares de pessoas e, graças à prevenção oferecida pelas vacinas, essa realidade mudou.

Viroses se combatem com vacinas!

Como podemos perceber, o termo ‘virose’ popularizou-se entre profissionais da saúde e a população, pois os sintomas respiratórios e gastrointestinais comumente apresentados em pronto atendimentos são muito semelhantes aos causados por alguns vírus comuns.

Mas fica a ressalva: tecnicamente, o que é virose é designada apenas para doenças causadas por vírus, onde não apenas doenças gastrointestinais e respiratórias se enquadram, mas também outras doenças como sarampo, varicela, rubéola etc.

O plano de vacinação brasileiro hoje em dia é voltado para imunizar a população contra as principais viroses (ao todo 20 doenças) e objetiva atingir todas as faixas etárias, não apenas crianças. É importante estar atento e manter todas as vacinas em dia para prevenir-se e assegurar a saúde de você e de todos à sua volta!

Por Imunovida

31 Mar 2025

O VSR é um dos principais causadores de infecções respiratórias em bebês

Por Imunovida

27 Fev 2025

Você sabe quanto tempo dura a vacina do HPV?

Por Imunovida

27 Fev 2025

A vacinação contra o HPV

Por Imunovida

27 Fev 2025

O que é HPV? O Papilomavírus Humano (HPV)

Por Imunovida

27 Fev 2025

Você sabia que têm como identificar sinais de HPV?

Por Imunovida

27 Fev 2025

Prevenção do HPV (doença sexualmente transmissível)

Por Imunovida

31 Mar 2025

O VSR é um dos principais causadores de infecções respiratórias em bebês

Por Imunovida

27 Fev 2025

Você sabe quanto tempo dura a vacina do HPV?

Por Imunovida

27 Fev 2025

A vacinação contra o HPV

Por Imunovida

27 Fev 2025

O que é HPV? O Papilomavírus Humano (HPV)

Por Imunovida

27 Fev 2025

Você sabia que têm como identificar sinais de HPV?

Por Imunovida

27 Fev 2025

Prevenção do HPV (doença sexualmente transmissível)

Fale com a gente!

Então, se você não marcou sua vacina!
Você pode nos chamar pelo WhatsApp
Fale agora!

Quero receber
uma ligação.

Digite seu nome e telefone para entrarmos em contato com você;)