A gripe não é uma doença inofensiva. Além de comprometer a qualidade de vida e causar afastamentos do trabalho ou da escola, ela pode evoluir para complicações graves — como pneumonia, agravamento de doenças crônicas e até morte, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. Por isso, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é uma estratégia fundamental para proteger a saúde da população.
Por que a vacina contra a gripe é tão importante?
A gripe (influenza) é uma infecção respiratória altamente contagiosa, transmitida por gotículas de saliva, tosse e espirros. Todos os anos, milhões de pessoas são infectadas no Brasil, e milhares morrem em decorrência de complicações associadas à doença.
A vacina contra a gripe é a principal forma de prevenção, e deve ser atualizada anualmente, pois o vírus sofre mutações frequentes. A cada ano, a vacina é reformulada com base nas cepas que mais circularam no hemisfério sul, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Quem pode se vacinar na rede pública?
Durante a campanha, o SUS oferece gratuitamente a vacina trivalente, que protege contra três tipos de vírus influenza:
- Influenza A (H1N1)
- Influenza A (H3N2)
- Influenza B (linhagem Victoria)
Porém, a imunização gratuita é limitada a grupos prioritários, como:
- Idosos (60+)
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Trabalhadores da saúde e da educação
- Povos indígenas
- Pessoas com comorbidades ou imunossupressão.
A vacinação é fundamental para esses grupos, mas toda a população se beneficia quando mais pessoas se vacinam — um conceito conhecido como proteção comunitária.
Na rede privada: mais proteção com a vacina tetravalente
Nas clínicas particulares, a vacina oferecida é a tetravalente (ou quadrivalente), que amplia a proteção ao incluir uma segunda cepa do vírus influenza, além das três cepas presentes na vacina do SUS.
A composição atualizada para 2025, está disponível na Imunovida Vacinas. O imunizante contempla as seguintes cepas:
* A/Victoria/(H1N1)
* A/Croatia/(H3N2) (Atualizada para 2025)
* B/Austria/(B/linhagem Victoria)
* B/Phuket/(B/linhagem Yamagata)
A mudança deste ano foi em relação a atualização da cepa A/H3N2, agora com a variação A/Croatia/(H3N2), renovando a proteção contra as mutações do vírus.
Essa diferença faz da vacina tetravalente a escolha ideal para quem busca uma proteção mais ampla, especialmente pessoas fora dos grupos prioritários do SUS, mas que ainda assim desejam prevenir a gripe — como adolescentes, adultos saudáveis e trabalhadores em geral.
Vantagens de vacinar-se em uma clínica privada
- Maior disponibilidade de datas e horários
- Atendimento individualizado e ambiente mais tranquilo
- Aplicação por equipe especializada em imunização
- Registro digital e lembretes para futuras doses
- Possibilidade de atualizar outras vacinas no mesmo atendimento (como a Pneumo 20).
Pneumonia: risco real após a gripe
A gripe pode enfraquecer o sistema imunológico e abrir caminho para infecções bacterianas, como a pneumonia. Por isso, o período da campanha é uma excelente oportunidade para atualizar também a vacina pneumocócica (como a PNEUMO 20), especialmente entre idosos, pessoas com doenças crônicas ou imunossuprimidas.
Vacinar-se é um ato de responsabilidade coletiva
A prevenção regular contra a gripe é essencial — tanto individual quanto coletivamente. Ao se vacinar, você se protege e ajuda a reduzir a circulação do vírus, diminuindo as chances de surtos e internações.
Não perca a oportunidade de proteger a sua saúde! Manter a vacinação em dia é um ato de responsabilidade com você e com todos ao seu redor.
Venha para a Imunovida Vacinas e garanta a melhor proteção com segurança, qualidade e confiança.
Matriz: Av. Cipriano Del Fávero, 640, Centro
Unidade UMC: R. Rafael Marino Neto, 600, Loja 51 C, Jd. Karaíba
Whatsapp/Telefone: (34) 3235.0291
Instagram: @imunovidavacinas
Facebook: /imunovidauberlandia