A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Esta doença é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, portanto são diversos os tipos de meningites. Nem todas são contagiosas ou transmissíveis.
Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de 5 anos são mais atingidas.
A meningite MENINGOCÓCICA é causada por uma bactéria, o meningococo e é CONTAGIOSA. Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Nem todos que adquirem o meningococo ficam doentes, pois o organismo se defende com os anticorpos que cria através do contato com essas mesmas bactérias, adquirindo portanto, resistência à doença. As crianças de 6 meses a 1 ano são as mais vulneráveis ao meningococo porque geralmente ainda não desenvolveram anticorpos para combater o desenvolvimento da doença.
É uma doença grave e devemos estar alertas para os sinais e sintomas porque, se diagnosticada e tratada logo, pode ser curada sem deixar sequelas para o doente.
Qualquer tipo de meningite precisa ser comunicada às autoridades sanitárias, pelo médico ou pelo hospital onde o paciente está internado.
Sinais e sintomas
- Febre Alta
- Dor de cabeça forte
- Vômitos (nem sempre inicialmente)
- Rigidez no pescoço (dificuldade em movimentar a cabeça)
- Manchas vinhosas na pele
- Estado de desânimo, moleza
Nos bebês pode-se também observar:
- Moleira tensa ou elevada
- Gemido quando tocado
- Inquietação com choro agudo
- Rigidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo “mole”, largado
Como combater?
Existe vacina contra alguns tipos de Meningite Meningocócica, para os tipos A, C, W135 e Y, porém elas não são eficazes em crianças menores de 18 meses. Em crianças maiores de 18 meses e adultos a proteção da vacina dura de 1 a 4 anos.
Observações aos responsáveis:
- Estejam atentos aos sinais e sintomas, principalmente em crianças menores de 5 anos.
- Procurem imediatamente um médico para um diagnóstico seguro e tratamento eficiente.
- Se seu filho tiver febre alta, não o mande para a escola. Procure um médico, para saber o motivo da febre.
- Avisem a escola se seu filho estiver com meningite.
- Após a alta do paciente não existe mais perigo de contaminação, portanto essas crianças não precisam ser evitadas ou discriminadas, voltando normalmente a frequentar a escola.
- Não há necessidade de fechar escolas ou creches quando ocorre um caso de meningite entre os alunos, professores ou funcionários da escola, pois o meningococo não sobrevive no ar ou nos objetos.
- A limpeza e a higiene devem ser as habituais. Não há necessidade de inutilizar ou desinfectar objetos de uso pessoal do doente.
Fonte: Hospital Federal de Bonsucesso
Ficou com dúvidas ou deseja entrar em contato conosco para saber mais? Clique aqui.