Vacinas do bebê: obrigatórias, não obrigatórias e cuidados!

Vacinas do bebê: obrigatórias, não obrigatórias e cuidados!

29 Nov 2024

por Imunovida

As vacinas existem para cuidar da saúde de todas as pessoas, o bebê precisa iniciar sua fase de vacinação desde o nascimento, mantendo esse ciclo de cuidados até os 14 anos. A carteirinha de vacinação precisa acompanhar a criança para oferecer um controle sobre as datas de cada vacina.

É necessário estar sempre atento, pois no Brasil as vacinas são gratuitas e você consegue acompanhar pelo calendário do Ministério da Saúde quando acontecerá cada campanha.

Enquanto seu bebê estiver passando pelo 1° ano de vida, você vai precisar levá-lo nos pontos de vacinação com frequência, isso porque é a época em que ele mais necessita delas. As vacinas são eficientes e, quando aplicadas na época correta, garantem uma imunização fundamental para seu pequeno.

Quais são as vacinas de bebê?

Os bebês se vacinam já na maternidade e, depois disso, precisam seguir com outras vacinas muito importantes durante suas fases de desenvolvimento até chegarem na pré-adolescência. Vamos te explicar quais as principais vacinas, quais são obrigatórias e quais não são, quais precisam ser tomadas depois dos 14 anos e muito mais.

Vacina BCG

Essa vacina possui apenas uma dose, que é aplicada quando o bebê ainda é recém-nascido. Ela imuniza contra a tuberculose, que é transmissível e muito infecciosa, podendo causar danos nos pulmões e em outras partes do corpo. Até 6 meses depois da vacina BCG, se forma uma cicatriz muito conhecida, que fica localizada no braço direito, onde aconteceu a aplicação.

É preciso aplicar a vacina BCG logo na maternidade, e não pode ser adiada para mais de 1 mês, pois elas conseguem proporcionar o efeito logo no início, a menos que o bebê tenha nascido prematuro ou tenha menos de 2kg. Em outros casos, a vacina é obrigatória o quanto antes!

Hepatite B

Também aplicada nos recém nascidos, a vacina da Hepatite B é totalmente segura e pode ser aplicada depois que o bebê completar 12 horas de nascido.

Essa vacina é imprescindível, pois a Hepatite B é muito perigosa, podendo causar até tumores no fígado se não tratada. Sua segunda dose deve ser aplicada depois de 1 mês que a primeira foi tomada, e a terceira só a partir dos 6 meses.

Pentavalente

A Vacina Pentavalente previne de uma série de infecções, como as relacionadas à bactéria Haemophilus influenzae, além do tétano e diversas outras. Pode ser aplicada a partir dos dois meses de vida, e sua segunda dose pode ser aplicada depois dos 4 meses.

VIP

Essa vacina é uma das mais importantes. Tomada em três doses, ela previne a poliomelite, mais conhecida como paralisia infantil. Todos os anos acontecem campanhas nacionais para reforçar essa imunização, que é primordial.

A paralisia infantil acontece por decorrência de um vírus que vive no intestino e atinge diretamente a medula espinhal por meio de uma inflamação. A segunda dose é tomada a partir dos 4 meses de vida.

Pneumocócica

A bactéria Pneumococo (Streptococcus pneumoniae) causa pneumonia, otite e meningite, doenças preocupantes que, se não tratadas, levam ao óbito. Por isso a grande importância em tomar suas três doses, que acontecem no primeiro ano de vida e, depois, entre os 12 meses até no máximo 15 meses, é necessário aplicar uma última dose de reforço.

Rotavírus Humano

Tomando apenas duas doses dessa vacina você protege o bebê da diarreia acentuada em lactentes. O vírus é um dos maiores causadores das diarreias em crianças com menos de 5 anos, por isso também é recomendada a imunização logo no primeiro ano de vida, tendo possibilidade de a segunda ser tomada logo aos 4 meses.

Meningocócica

meningite é agravada rapidamente, podendo levar à morte em poucas horas. Isso porque o vírus ou a bactéria que causam ela se espalham por todo o corpo, evoluindo o estágio de risco. A vacina meningocócica é aplicada no primeiro ano de vida, e a segunda dose tem início depois dos 15 meses.

Vacinas tomadas após os 6 meses de idade

Depois dos 6 meses é preciso atualizar a carteirinha de vacina do bebê com novas doses de vacina, entre elas estão a Pentavalente, a de Poliomielite, a Pneumocócica e a VIP. Todas essas precisam ser aplicadas depois dos 6 meses caso não tenham sido aplicadas antes.

Febre Amarela

A Febre Amarela é causada por mosquitos infectados que atingem inumeras pessoas no mundo, sendo responsável por diversas mortes. E para se proteger dela, a vacina é necessária. Seus sintomas são amarelidão no corpo, além de poder causar hemorragias, com diferentes graus de perigo.

Para as pessoas que precisam realizar viagens em lugares tropicais, como algum país da América do Sul e também na África, elas são essenciais, pois ajudam a proteger contra o aedes aegypti, causador da doença, fortalecendo a imunidade do bebê. Por isso, é necessário tomar a primeira dose e, se a criança for viajar para essas determinadas regiões, precisará de uma dose extra da vacina.

Tetra Viral

Essa vacina previne o sarampo, a rubéola, a caxumba e a varicela e possui um papel muito importante na saúde dos bebês. É preciso vacinar a primeira dose da criança no 1° ano de vida, sendo a segunda aplicada aos 15 meses de vida. Ela possui a tríplice viral, que é aplicada na primeira dose, e também a tetra viral, que completa a imunização na segunda dose, a qual pode ser aplicada até os 4 anos de idade.

Quais vacinas a criança toma com 15 meses?

Depois dos 15 meses, logo quando termina a fase do 1° ano, que conta com um grande calendário de vacinas, o bebê precisará de mais algumas doses, como a Pentavalente de difteria, tétano e coqueluche.

Além dessas, existem outras doses de vacinas que precisam ser atualizadas. Conforme constará na carteirinha de vacinação, você consegue acompanhar as próximas datas se seguiu as anteriores no tempo correto.

Entre as que precisam de 2° dose ou do reforço estão as de Poliomielite, DTP, VIP, Meningocócica e Tetra Viral. É importante seguir as recomendações do pediatra e completar a carteirinha nas datas corretas, com isso a prevenção acontece de forma segura e eficaz!

Quais vacinas o bebê deve tomar nos primeiros 18 meses?

Entre os 15 e 18 meses de vida do bebê, deve-se seguir as recomendações e o calendário da vacina, sendo imunizado com as doses necessárias. A vacina tríplice bacteriana pode ser aplicada nesse período, evitando o tétano, a difteria, entre outras doenças e infecções, como a Haemophilus Influenzae.

E depois dos 2 anos?

Quando seu bebê tiver completado 2 anos, já terá sido imunizado pela maioria das vacinas necessárias. Com 4 anos ele receberá mais 3 doses, sendo as da DTP, da VIP e a última Meningocócica, finalizando essa etapa. Já aos 9 anos começa uma outra fase, que é a do HPV, indicada para crianças do sexo feminino, prevenindo o câncer no colo de útero.

Com 11 anos é hora da 4° dose da Meningocócica e aos 14 o ciclo é finalizado com a última dose da DTP. Com isso encerramos as vacinas que são ofertadas gratuitamente pelo Ministério da Saúde. Depois das vacinas obrigatórias, entram as vacinas sazonais, que acontecem com uma regularidade determinada.

As vacinas da gripe, e outras decorrentes de outros vírus e doenças completam a cartilha de vacinação. É preciso estar sempre atenta às campanhas de vacinação para não perder o prazo de nenhuma e se manter sempre imunizado. Se você preza pela saúde de seu filho, não deixe de vaciná-lo nas épocas certas.

Fonte: LIKLUK

Se proteja! Entre em contato com a Imunovida e mantenha suas vacina em dia!

Por Imunovida

20 Nov 2024

Vacina Pneumo 20 – Dúvidas

Por Imunovida

14 Nov 2024

Dia Mundial da Pneumonia

Por Imunovida

23 Out 2024

VSR é responsável pela maioria dos casos de bronquiolite em crianças pequenas

Por Imunovida

17 Out 2024

O baby Dante já está protegido contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) com a vacina Abrysvo!

Por Imunovida

15 Out 2024

Imunovida Vacinas foi reconhecida como uma das 100 melhores empresas de Uberlândia!

Por Imunovida

11 Out 2024

Trend Balão

Por Imunovida

20 Nov 2024

Vacina Pneumo 20 – Dúvidas

Por Imunovida

14 Nov 2024

Dia Mundial da Pneumonia

Por Imunovida

23 Out 2024

VSR é responsável pela maioria dos casos de bronquiolite em crianças pequenas

Por Imunovida

17 Out 2024

O baby Dante já está protegido contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) com a vacina Abrysvo!

Por Imunovida

15 Out 2024

Imunovida Vacinas foi reconhecida como uma das 100 melhores empresas de Uberlândia!

Por Imunovida

11 Out 2024

Trend Balão

Fale com a gente!

Então, se você não marcou sua vacina!
Você pode nos chamar pelo WhatsApp
Fale agora!

Quero receber
uma ligação.

Digite seu nome e telefone para entrarmos em contato com você;)