O aumento no número de infecções de meningite em alguns estados brasileiros tem chamado a atenção para a necessidade de manter em dia a vacinação contra a meningite, principal forma de prevenção. É o caso do Rio Grande do Sul, onde houve 76 casos de meningite bacteriana no primeiro semestre de 2023, um aumento de 29% nas infecções em relação ao mesmo período do ano passado. Em São Paulo, a alta no número de casos de meningite foi de 23% no primeiro semestre deste ano em comparação a 2022.
O que é a meningite?
A meningite é uma doença com alta taxa de letalidade e pode provocar graves sequelas a longo prazo. É caracterizada pela inflamação do líquido e das membranas (meninges) que rodeiam o cérebro e a medula espinhal.
Ao contrair a meningite, o quadro de saúde do paciente se agrava rapidamente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o período de incubação é diferente para cada organismo e pode oscilar entre dois e 10 dias no caso da meningite bacteriana, a forma mais grave da doença. Recém-nascidos e crianças estão entre os mais afetados pela doença, mas pessoas de todas as idades podem ser infectadas pela meningite.
Como a meningite é transmitida?
A maneira mais comum de transmissão da meningite é de pessoa para pessoa. No caso da meningite bacteriana, as bactérias se espalham por meio de gotículas e secreções do nariz e da garganta, infectando novas pessoas. A transmissão fecal-oral é outra forma de contrair tanto a meningite bacteriana quanto a meningite viral. Isso ocorre ao ingerir água ou alimentos contaminados com fezes.
Tocar ou apertar as mãos de uma pessoa infectada ou pelo tocar em objetos ou superfícies que contenham o vírus e depois encostar as mãos nos olhos, nariz ou boca também são uma das formas de contaminação das meningites virais. No caso das meningites fúngicas, a contaminação costuma ocorrer pela inalação de pequenos pedaços de fungos que entram nos pulmões e podem chegar às meninges.
Como prevenir a meningite?
Por se tratar de uma doença grave e com possibilidade de sequelas de longa duração, a prevenção é a principal forma de evitar contrair os diferentes tipos de meningite. A prevenção à meningite é realizada pela vacinação, tanto que a alta no número de casos da doença é atribuída por especialistas à baixa cobertura da vacina contra a meningite.
Na Imunovida Vacinas, oferecemos a Vacina Meningocócica ACWY aos nossos pacientes. Somente ela é capaz de prevenir
contra infecções causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
Clique aqui e agende a sua imunização conosco.
Fonte: Panvel.