Quando a gente fala em reforços de vacinas para muita gente parece bicho de sete cabeças! Mas calma, estamos aqui para te ajudar com isso. Meningite é uma doença séria que acomete o sistema nervoso inflamando a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal, as meninges.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 3 mil brasileiros são acometidos todos os anos com essa doença, incluindo crianças e adultos também. Por isso, pessoas de qualquer idade que não sejam vacinadas estão vulneráveis às bactérias que causam a meningite.
O que é a meningite?
Como dissemos anteriormente, meningite é uma doença em que ocorre a inflamação das meninges. Essa inflamação é decorrente de uma infecção por algum microrganismo, vírus, bactéria e, menos comumente, por fungos. Os sintomas envolvem febre alta; dor de cabeça forte; vômitos; rigidez no pescoço e dificuldade em movimentar a cabeça; manchas vinhosas na pele; sensibilidade à luz; confusão mental; estado de desânimo, moleza; nos bebês, é comum a moleira ficar tensa ou elevada, apresentarem gemidos ao serem tocados, inquietação com choro agudo e rigidez corporal com movimentos involuntários.
Vacina quadrivalente é a mais indicada
Vacina Meningocócica conjugada quadrivalente ACWY confere proteção contra infecções graves causadas pelos meningococos tipo A, C, W e Y (meningite, meningococcemia). E sim, ela tem doses de reforço. No Brasil, três vacinas meningocócicas conjugadas estão licenciadas para crianças:
– menACWY-TT (Nimenrix) a partir de 6 semanas de vida;
– menACWY-CRM (Menveo), a partir dos 2 meses de idade;
– menACWY-D (Menactra) a partir dos 9 meses de idade.
As sociedades brasileiras de Imunizações e de Pediatria recomendam a vacina meningocócica ACWY preferencialmente no esquema de vacinação infantil (aos 3 e 5 meses de idade) com a menACWY-TT (Nimenrix) ou menACWY-CRM (Menveo), bem como para os três reforços: de 12 a 15 meses, dos 5 a 6 anos e aos 11 anos de idade (ou cinco anos após a última dose), tendo em vista a queda dos títulos de anticorpos protetores.
Crianças vacinadas com a Meningocócica C podem se beneficiar com o uso da vacina meningocócica ACWY, a fim de ampliar a proteção, respeitando-se um intervalo mínimo de um mês da última meningocócica C.
MenACWY-D (Menactra) dos 9 a 23 meses são em 2 doses com intervalo de 3 meses e a partir de 24 meses de idade, dose única.
Confira o calendário vacinal, disponível aqui.
Esquema Vacinal
O esquema vacinal da ACWY indicado é: duas doses no primeiro ano de vida (aos 3 e 5 meses de idade), com doses de reforço entre 12-15 meses e aos 5 e 11 anos.
Para adolescentes: duas doses com intervalo de 5 anos.
Para adultos: dose única, mas outras doses de reforço poderão ser recomendadas a critério médico, a partir da análise de risco (epidemias, surtos etc.).
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! O time da Imunovida está preparado para te ajudar no que for preciso!
Fonte: Sociedade Brasileira de Imunizações, SBIm, “Vacina Meningocócica conjugada quadrivalente — ACWY”.