A varicela ou catapora, como é conhecida popularmente, é uma doença contagiosa, causada por um vírus do grupo herpes – o vírus da varicela-zoster. As pessoas com catapora normalmente apresentam febre e pequenas vesículas na pele.
Tipicamente, a doença possui caráter sazonal, onde a maior incidência ocorre no final do inverno e início da primavera. A varicela é uma das clássicas doenças da infância podendo ser adquirida em qualquer idade, porém, é rara nos primeiros meses de vida (a menos que a mãe não tenha tido a doença).
O que é varicela?
A varicela, infecção primária do vírus varicela-zoster, é uma doença altamente transmissível, de baixa morbidade e de distribuição universal. Semelhante a outros herpes-vírus, o vírus da varicela apresenta como característica capacidade de latência por longo período, podendo ocorrer reativações causando doença clínica ou subclínica.
Na infecção inicial, pode ser caracterizada por lesões disseminadas em todo o corpo. Esse quadro é seguido por período de latência, no qual o vírus fica alojado, podendo reativar tardiamente causando quadro de herpes-zóster.
Quais os sinais e sintomas da varicela?
Mais de 80% das pessoas com varicela apresentam febre e aproximadamente 96% são acometidas de exantema característico (vermelhidão cutânea) com lesões cutâneas de vários tipos (máculas, pápulas e vesículas), que normalmente surgem em grupos.
As primeiras lesões cutâneas surgem preferencialmente no tronco.
Vacinação
A vacina da varicela é a melhor proteção contra a doença. Na Imunovida Vacinas, imunizamos os pacientes com a vacina Shingrix, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2021, que teve destaque pela sua eficácia de 97%.
Clique aqui e agende a sua imunização com a nossa equipe.
Fonte: Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção.