A carteirinha de vacinação é um documento importante, sendo solicitada, inclusive, nos casos em que você vá fazer uma viagem internacional e precise comprovar determinadas imunizações. Além disso, é uma forma de acompanhar quais vacinas você já tomou e, assim, acompanhar prazos de doses de reforço.
Mas afinal, por que manter a carteirinha de vacinação sempre atualizada?
Proteger a si mesmo
Em primeiro lugar, uma carteirinha de vacinação atualizada permite que você fique imunizado em relação a algumas doenças que ainda circulam no país e, também, aquelas que, apesar de erradicadas, estão retornando ao território nacional (como o sarampo).
Proteger seus familiares
Muitos familiares podem ou não ter idade para tomar determinadas vacinas (caso de crianças e bebês) ou, então, algumas pessoas podem ter problemas com alguns componentes das vacinas e não podem tomá-las, ficando expostas.
Quando todos os familiares se protegem, minimizam as chances de que essas pessoas fiquem desprotegidas, evitando levar o contágio até elas.
Acompanhar doses de reforço
Outro ponto importante de manter sua carteirinha de vacinação sempre atualizada é ter um maior controle das doses de reforço.
Facilitar viagens internacionais
E sabia que manter a carteirinha atualizada facilita suas viagens internacionais? Como o Brasil está em área endêmica de algumas doenças (como febre amarela), muitos países exigem que os residentes no país apresentem a carteirinha atualizada para entrar no espaço.
Erradicação de doenças
E, claro, não podemos deixar de falar: vacina é pacto coletivo! Quanto mais pessoas tomarem seus imunizantes, mais doenças podem se tornar erradicadas em nosso território.
(Fonte: Ramos Medicina Diagnóstica)