Em um vídeo publicado em sua rede social, o cantor falava das dificuldades que estava tendo em se comunicar e comer por conta da paralisia que aquela síndrome estava causando.
Essa síndrome, que até então era pouco conhecida, é uma infecção do nervo facial e auditivo que provoca a paralisia facial, além de outros sintomas como alterações na audição, bolhas na orelha, dores de ouvido, dificuldades para falar, entre outras manifestações.
Hoje, nossa conversa é para mostrar que a paralisia facial de Ramsay Hunt não é causada por um novo vírus ultra perigoso, mas sim por um velho conhecido – e que tem vacina contra ele.
Vamos saber mais?
O que é a paralisia de Ramsay Hunt?
A síndrome de Ramsay Hunt é causada pelo vírus varicela-zoster, responsável pela catapora em crianças, adolescentes e jovens adultos – causando também a herpes zóster.
Uma vez que a pessoa tenha sido infectada pelo vírus, ele permanece adormecido no seu sistema nervoso, sendo reativado anos e anos depois da primeira infecção.
Normalmente quando o vírus é ativado, as pessoas costumam desenvolver somente a herpes zóster, popularmente conhecida como cobreiro, que é uma irritação na pele bastante dolorosa, acompanhada de bastante dor no corpo, coceira na região, febre e dor de cabeça.
Já a síndrome de Ramsay Hunt, que causou a paralisação no rosto do cantor Justin Bieber, é bem rara. Ela acontece quando há um quadro de herpes zóster no ouvido: nesse caso, as lesões bolhosas atingem o nervo que está naquela região, gerando inflamação e a paralisia.
A síndrome em si não é contagiosa, mas em casos raros, pode acontecer de uma pessoa que nunca teve contato com o vírus antes, desenvolver catapora depois do contato com lesões de alguém com o vírus ativado.
O tratamento para a Ramsay Hunt geralmente é feito com o uso de medicamentos antivirais, analgésicos, anti-inflamatórios e em alguns casos pode ser necessário até intervenção cirúrgica.
A vacina de herpes zóster como prevenção
A novidade é que a nova vacina de herpes zóster que chegou no Brasil recentemente, é capaz de prevenir o aparecimento dessas doenças tardias, incluindo a síndrome de Ramsay Hunt.
O imunizante, chamado de Shingrix, é produzido pela farmacêutica GSK e recebeu aprovação regulatória da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em agosto de 2021 para começar a ser aplicado no Brasil.
É recomendado que a vacinação seja feita em pessoas acima de 50 anos para prevenção da herpes zóster e adultos maiores de 18 anos que possuem risco aumentado de apresentar a doença.
A vacina de herpes zóster ainda não está disponível na rede pública de saúde, e portanto, quem quiser se imunizar precisa ir até a rede privada de saúde ou clínicas de vacinação licenciadas pela Anvisa.
Saiba mais sobre a herpes zóster

Como já falamos anteriormente, a herpes zóster é causada pelo reativamento do vírus varicela-zóster que fica em pessoas que já tiveram catapora.
Muitos pegam catapora quando crianças, e com o tratamento certo, os sintomas tendem a desaparecer em semanas. Mas isso não significa que a pessoa esteja curada do vírus, já que ele se instala em algumas cadeias de gânglios próximos à medula espinhal e cérebro, ficando ali para sempre.
A reativação do vírus que pode causar herpes zóster e em casos raros a síndrome de Ramsay Hunt, é mais provável de acontecer em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.
Os sintomas se caracterizam por lesões bolhosas em determinadas partes do corpo, coceira, dor no local, vermelhidão e sensação de queimação. Para o tratamento, o médico pode receitar antivirais e pomadas específicas.
Em resumo, a catapora é a fase aguda de infecção do varicela-zoster. Já o aparecimento de herpes zóster, é a fase latente onde houve uma reativação do vírus. Em casos raros, a doença pode acometer o ouvido e causar a paralisia facial.
Assim como várias doenças virais, a herpes zóster e a síndrome de Ramsay Hunt têm prevenção que é a imunização.
Para saber mais sobre a vacina de herpes zóster conte com a Imunovida Vacinas.
Vem conhecer um pouco mais sobre a gente!