As vacinas contra a gripe podem ser encontradas como trivalentes e tetravalentes. A primeira é a distribuída nas campanhas governamentais de vacinação e a segunda se refere à vacina disponível na rede privada.
Como a Campanha Nacional de Vacinação da gripe é direcionada para um determinado tipo de público, quando chega essa época mais fria do ano, onde o aparecimento de doenças virais é maior, as pessoas que não fazem parte do grupo de prioridade vão até a rede privada em busca da imunização contra a Influenza.
Outro motivo da procura dessa vacina, é que a oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente e a da rede privada se refere a tetravalente. Mas já te adiantamos, que tanto uma quanto a outra são seguras e eficientes para serem tomadas.
E é por isso que no texto de hoje, vamos falar sobre o que é a tetravalente e o que difere uma vacina da outra. Boa leitura!
Entenda como a tetravalente é feita
A tetravalente da gripe é uma vacina inativada, ou seja, ela contém proteínas de diferentes linhagens do vírus Influenza, que são definidas anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Assim como a maioria das vacinas, as cepas vacinais são cultivadas em ovos embrionados de galinhas e justamente por isso, essas vacinas contém traços de proteínas do ovo.
Atualmente existem dois tipos de vacinas da gripe, as trivalentes e as quadrivalentes, também conhecidas como tetravalentes.
O que diferencia uma da outra é o número de cepas de vírus. Enquanto a trivalente possui 2 linhagens do vírus A (H1N1 e H3N2) e uma do vírus B, a tetravalente contém 2 cepas do vírus A (H1N1e H3N2) e duas cepas do vírus B.
Podem tomar essa vacina pessoas a partir dos 6 meses de idade, com exceção daquelas que possuem alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina.
As reações adversas mais comuns são:
Dor e vermelhidão local;
Febre;
Mal-estar;
Lembrando que não é regra que essas reações aconteçam, já que elas ocorrem em 15% a 20% dos vacinados e geralmente duram pouco tempo. Portanto, nada de ter medo da vacina, em?
E a trivalente?
A trivalente é a vacina disponibilizada nas campanhas de vacinação do governo e sua formulação não se difere muito da tetravalente, a única diferença é que ela não tem as duas linhagens do vírus B.
Mas isso não significa que a trivalente não é eficiente, ambas as vacinas são feitas anualmente de acordo com as cepas predominantes do ano. E é por esse motivo que a vacinação contra a gripe é anual.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a outra variante da Influenza B contida na quadrivalente é rara no Brasil. Portanto, não é necessário escolher a vacina, pois as duas oferecem proteção contra o H1N1 e são seguras para serem tomadas, seja na rede pública ou privada.
A vacina contra o vírus da Influenza tem como objetivos principais a redução do número de mortes e casos graves causados pela gripe, além de minimizar os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza no Brasil já foi concluída, e aconteceu entre os dias 4 a 30 de abril, imunizando idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde.
Já a segunda etapa ainda está em execução e vai até o dia 3 de junho de 2022. Nesta fase, fazem parte dos grupos prioritários: crianças de 6 meses a 4 anos de idade, gestantes, pessoas com comorbidade, indígenas, e muito mais.
Portanto, fique de olho quanto aos prazos e se você faz parte do público prioritário de imunização. Caso possa se vacinar, basta comparecer ao posto de saúde mais próximo da sua casa com documentos e cartão de vacina em mãos.
E se você não faz parte dos grupos prioritários de vacinação do plano federal e quer se vacinar contra a gripe, pode ir até a rede privada e se imunizar com a vacina tetravalente. Ou se preferir, pode esperar até que as etapas de vacinação do SUS sejam concluídas e tentar se vacinar com as doses excedentes.
Muitos acham que a gripe não pode causar muitos problemas, mas isso é um mito. Em algumas pessoas, o caso é tão sério que a doença pode acabar evoluindo para uma pneumonia.
Por isso, não deixe de se prevenir, e se possível, se vacinar contra a gripe! Conte com a Imunovida!