Todo ano você ou um conhecido seu fica gripado, e ainda assim muitas dúvidas sobre essa doença andam por aí sem respostas. É justamente na falta de informação que mora o perigo.
A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 10% da população é infectada pelo vírus influenza todo ano, e que 1,2 bilhão de pessoas, principalmente crianças e idosos, têm risco elevado de desenvolver complicações mais sérias.
Hoje em dia sabemos que a gripe é causada por mais de um vírus. A Influenza é classificada como A e B, sendo que cada uma possui subtipos. Entre os que circulam atualmente, os mais comuns são o H1N1 e o H3N2, ambos do tipo A, além de outras duas linhagens da Influenza B. A boa notícia é que já temos vacinas!
Até 2014, estavam disponíveis apenas as vacinas trivalentes, garantindo a proteção contra o H1N1, H3N2 e uma cepa de uma das linhagens da Influenza B. Atualmente, as vacinas quadrivalentes contemplam, além dessas três, a outra linhagem da Influenza B, sendo assim uma arma a mais na luta contra a doença.
Como ocorre a transmissão?
Quem não se protege, fica exposto! O vírus é lançado no ar e em qualquer superfície por meio das tosses e espirros de pessoas contaminadas. A partir daí, respirar ou tocar nessas superfícies e levar a mão aos olhos, nariz ou boca é suficiente para que ele entre no organismo.
Vale lembrar que, normalmente, o período em que alguém gripado pode transmitir o vírus vai de um dia antes do início dos sintomas a sete dias depois. Ou seja, todo cuidado é pouco!
Quais os sintomas?
- Calafrio
- Febre
- Dor no corpo
- Dor de cabeça e nos olhos
- Sensação de ardor no peito
- Coriza
- Tosse
- Congestão nasal
- Náusea e vômitos (especialmente em crianças)
- Fadiga
Como posso prevenir?
Alguns hábitos simples no dia a dia podem te afastar da gripe! Nas ruas você está mais exposto ao vírus, por isso é indispensável lavar as mãos ao chegar em casa, no trabalho ou na escola. E pouco importa onde você esteja: evite levar as mãos aos olhos, nariz e boca a todo momento!
Essas medidas são importantes, mas ainda não garantem a sua proteção. A melhor prevenção ainda é a vacina, recomendada a todos a partir dos 6 meses de vida e com doses anuais.
É importante ressaltar que a vacina não causa gripe, já que é composta apenas de vírus inativado (morto). Os possíveis efeitos colaterais são raros e leves: desconforto, vermelhidão ou dor no local da aplicação.
Gripei, e agora?
- Repouso! Fique em casa, descanse e dê um tempo pro seu corpo se recuperar;
- Beba muita água.
- Dê preferência a comidas leves e de fácil digestão.
- Nada de se automedicar!
- Se o problema persistir ou piorar, procure um médico imediatamente!
Lembre-se sempre de evitar ao máximo o contato com outras pessoas para não propagar o vírus.
Ficou alguma dúvida? Conte com a gente!
| Imunovida Vacinas |