O desenvolvimento infantil acontece de forma natural. As crianças, desde pequenas, prestam muita atenção ao mundo ao seu redor e aprendem a partir dele. Apesar da briga pela primeira palavra ser “mama”, “papá” ou “bobó”, tudo dependerá de como o bebê é estimulado. O cérebro humano é condicionado a fixar o aprendizado do que ele está mais exposto, então a palavra mais escutada provavelmente será a falada primeiro, podendo ser “auau”, para a tristeza de toda a família!
Ainda é importante se lembrar que cada criança tem um tempo de aprendizado, mas os estímulos proporcionados pelo ambiente podem ajudar o seu filho a formar, modelar e fixar novas habilidades. E qual seria uma ótima forma de fazer isso? ATRAVÉS DA BRINCADEIRA!
MAS É QUALQUER BRINCADEIRA?
Nada disso! Segundo a pediatra-neuropsicóloga Laura Phillips, as melhores brincadeiras para estimular o desenvolvimento são as que trabalham a linguagem, a estimulação sensorial e as que proporcionam oportunidades da criança soltar a imaginação e “colocar a mão na massa”. Os jogos de celular, videogames, bonecas que falam e carrinhos que andam sozinhos e piscam com várias cores diferentes podem ser muito divertidos e entrarem na criança com facilidade. Mas, segundo a médica, devemos sempre nos lembrar do seguinte princípio:
Quanto mais atividades o brinquedo faz sozinho, como tocar música e se movimentar, menos atividades seu filho fará com ele. Ainda, existirá menos oportunidade de comunicação entre o adulto e a criança.
Ou seja, esse tipo de diversão não é a ideal para estimular o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Quando falamos em brinquedos, os melhores para atingirmos esse propósito são os brinquedos mais simples possíveis: livros, blocos de montar, materiais de arte e brinquedos de imitação.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DESSAS BRINCADEIRAS?
- LIVROS: como falamos lá no começo do texto, a linguagem infantil é estimulada através da escuta. Ler um livro em voz alta para o seu pequeno fará com que ele entre em contato com novas palavras, frases, contextos, informações e entonações que talvez ele não tenha a oportunidade de conhecer apenas no dia a dia.
- BLOCOS DE MONTAR: aqueles blocos simples, de madeira, ou os mais modernos e coloridos como o Lego são perfeitos para estimular a criatividade, resolução de problemas e habilidades de raciocínio espacial do seu filho. Quanto mais diferentes, melhor! Eles estimulam também o lado sensorial, e seu filho aprenderá sobre cores, formatos, tamanhos, peso, e texturas através dos blocos.
- MATERIAIS DE ARTE: lápis e papel na mão! Já viu alguma criança ficar entediada com um caderno e estojo com canetinhas e lápis coloridos? A criatividade e imaginação dos pequenos vai longe, e dessa brincadeira saem desenhos do cachorro da família até monstros alienígenas inventados. Com isso, há o aumento do desenvolvimento motor, coordenação do olho e da mão, raciocínio visual e espacial, tomada de decisão, auto expressão, autoestima e redução do estresse. Para dar uma incrementada na brincadeira, que tal desafiar o pequeno a produzir algo a partir de materiais recicláveis?
- BRINQUEDOS DE IMITAÇÃO: brincar de “panelinha”, mamãe e filhinha ou se fantasiar de super-heróis possui muitos benefícios. Quando as crianças entram nesse tipo de brincadeira, fingem passar por situações sociais e se colocam no lugar de outras pessoas, o que as ajuda a desenvolver habilidades sociais, emocionais e empatia.
Deixamos o mais importante por último: VOCÊ! Isso mesmo, a brincadeira com o papai, mamãe, titio, avô e professores é de extrema importância para o desenvolvimento dos pequenos. É onde eles terão mais oportunidade de se sentirem vistos, notados, e principalmente INCENTIVADOS. O ideal é que a criança assuma o controle da brincadeira, para que a imaginação, confiança e independência sejam aumentadas. Mas o papel dos adultos que acompanham deve ser ativo, incentivando o esforço e a persistência da criança para montar os blocos, por exemplo, e não apenas elogiar o produto final.
Gostou dessas ideias? Compartilhe com outras mamães e papais! Você pode contar com a Imunovida, aqui o desenvolvimento do seu filho é prioridade!
| Imunovida Vacinas |
Fonte:
– Parents, Toddlers and preschoolers, By Laura Phillips, Psy.D., ABPdN.