Crianças com necessidades especiais: dicas para distraí-las no isolamento.

29 Jul 2022

por Imunovida

Crianças com necessidades especiais: dicas para distraí-las no isolamento.

29 Jul 2022

por Imunovida

Todo mundo dentro de casa, certo? Certo! Nesses tempos de pandemia, a melhor proteção para você e sua família é ficar em casa e evitar aglomerações. Entretanto, isso pode ser um desafio para as famílias com crianças, principalmente as com necessidades especiais.

As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down (T21), por exemplo, podem se apresentar mais agitadas e nervosas pela mudança repentina de hábitos: a falta da escola, amigos e parentes. Por isso é tão importante separar um tempo especial para conversar entre família, explicar a situação, de maneira simples e positiva, para as crianças.

Além disso, separamos algumas atividades sugeridas pela neuropsicóloga Bárbara Calmeto, especialista em Educação Especial e diretora do Autonomia Instituto (RJ), para alegrar e distrair os pequenos dentro de casa:

1 – Massa de modelar caseira: toda criança ama massinha de modelar e fazer o processo em casa para depois brincar é uma atividade super legal. Deixe-a sujar, misturar e faça passo a passo para ela participar. Depois da massinha pronta, brinque à vontade! Faça bichinhos, modele, corte com tesoura sem ponta e use a criatividade.

Como fazer: numa tigela, misture bem todos os ingredientes (4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de sal, 1 ¹/² xícara de água, 1 colher de chá de óleo), separe em porções e coloque algumas gotas de corante para fazer cores diferentes. Lembre-se de guardar em saco plástico para não endurecer.

2 – Tinta caseira: você pode fazer e pintar na folha, no azulejo do banheiro e deixar a criança se sujar à vontade. É diversão garantida e com uma estimulação bem sensorial!

Como fazer: misture 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de sal, 1 xícara de água. Coloque a mistura em copos ou potes separados e pingue gotas de corante. Misture bem e pode usar com muita criatividade.

3 – Quebra-cabeça: comece com quebra-cabeça de uma peça e vá adicionando peças. Você mesmo pode criar quebra-cabeças de metade correspondente, onde você coloca metade da imagem e seu filho precisará encontrar a outra metade. Use imagens conhecidas por ele como formas geométricas, letras, números, animais, frutas, dentre outros.

4 – Circuito de obstáculos: lembre-se que a decoração da sua casa são os brinquedos e as brincadeiras do seu filho. Pegue almofadas, bambolês, cadeiras, puffs e outros objetos que você possa usar e monte um circuito com obstáculos. Pense comigo: a criança precisará pisar nas almofadas com 2 pés juntos, passar por cima do puff, embaixo da cadeira, pular dentro dos bambolês e pisar com 1 pé só nas almofadas. Essa atividade desenvolve a coordenação motora ampla, reconhecimento do corpo, controle do esquema corporal, lateralidade e muito mais.

5 – Labirinto no corredor: pegue uma fita grossa e cole de uma ponta a outra na parede formando um labirinto no corredor. Depois, peça para seu filho passar pelo labirinto sem encostar na fita. Será diversão por muito tempo, não é?

6 – Acampamento: pegue um lençol, pendure em um canto da sala ou do quarto e faça uma cabana. Aproveite para acender uma lanterna, ler livros, fazer atividades, criar histórias, fazer lanches e muito mais dentro do acampamento. Mas um alerta importante: as crianças com autismo e Síndrome de Down às vezes demonstram dificuldades nas brincadeiras mais lúdicas de imaginação e de criatividade. Nesse caso, você precisará ser mais criativo e saber que o tempo de concentração dele será menor. Então, deixe o acampamento montado e brinque um pouco a cada dia.

7 – Blocos de montar: vocês podem montar torres, castelos, carrinhos, pessoas e até aproveitar para fazer um treino de imitação, onde você crie uma sequência e peça para seu filho fazer igual. Para crianças menores ou com dificuldades motoras, use peças maiores de encaixe.

8 – Atividades sensoriais: essa é uma ótima pedida, já que a maioria das crianças com atrasos no desenvolvimento têm déficits sensoriais. Faça caixas com bolinhas de gel, sagu ou arroz colorido, feijão, areia lunar, dentre outros materiais, e coloque dentro da caixa objetos que seu filho gosta. Pode usar animais, letras, números e frutas, e esconda os objetos no material da caixa sensorial. Peça para seu filho encontrar os objetos usando as mãos ou uma pinça.

9 – Cozinha divertida: muitas crianças com TEA e T21 têm seletividade alimentar e déficits sensoriais, por isso, incluí-las no preparo de alimentos gostosos é uma ótima opção. Faça biscoitinhos, bolos, sanduíches, brigadeiro, pão de queijo, dentre outras receitas fáceis. Escreva a receita e vá fazendo o passo a passo com seu filho. Depois, monte uma mesa bonita, chame a família e compartilhem o resultado do esforço do seu filho.

10 – Brincadeiras manuais: essas sempre agradam e as crianças com atraso no desenvolvimento, muitas vezes, têm dificuldades em realizar. Por isso, é um ótimo momento para estimular. Pode fazer recorte e colagem com encartes de mercado ou farmácia, pintura com hastes flexíveis e tinta, colagem de bolinhas de papel crepom, brinquedos com material reciclável, dobraduras, mosaico com EVA, dentre outros. As atividades artísticas manuais ajudam a estimular as mãos através da coordenação motora e coordenação olho-mão. Além de estimular a parte sensorial e de criatividade também.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! O time da Imunovida está preparado para te ajudar no que for preciso. Conte com a gente para proteger você e a sua família!

Fonte: SABRINA ONGARATTO, Revista Crescer, G1, “Crianças com necessidades especiais: 10 brincadeiras para fazer dentro de casa”.

Por Imunovida

2 Abr 2024

A importância da vacina contra o HPV

Por Imunovida

28 Mar 2024

Vacina Gardasil Nonavalente

Por Imunovida

13 Mar 2024

Conheça a Efluelda!

Por Imunovida

1 Fev 2024

Você sabe o que é o Herpes Zóster?

Por Imunovida

31 Jan 2024

O que é Meningite e quais são seus tipos?

Por Imunovida

23 Jan 2024

Imunização volta às aulas 2024!

Por Imunovida

2 Abr 2024

A importância da vacina contra o HPV

Por Imunovida

28 Mar 2024

Vacina Gardasil Nonavalente

Por Imunovida

13 Mar 2024

Conheça a Efluelda!

Por Imunovida

1 Fev 2024

Você sabe o que é o Herpes Zóster?

Por Imunovida

31 Jan 2024

O que é Meningite e quais são seus tipos?

Por Imunovida

23 Jan 2024

Imunização volta às aulas 2024!

Fale com a gente!

Então, se você não marcou sua vacina!
Você pode nos chamar pelo WhatsApp
Fale agora!

Quero receber
uma ligação.

Digite seu nome e telefone para entrarmos em contato com você;)