Se você acompanha nossos blogs já sabe da importância da vacinação para todas as idades, principalmente para os bebês. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, SBIm, o índice de mortalidade infantil caiu 77% no Brasil em 22 anos e as vacinas estão entre os recursos que mais contribuíram para esse resultado.
No entanto, por causa da fragilidade das crianças e às vezes até algum medo dos pais, o momento da vacinação pode trazer um pouco de estresse para a família e os profissionais da área. Por isso, nós da Imunovida trazemos algumas dicas para fazer com que a vacinação seja a mais tranquila possível, olha só!
- PESQUISE SOBRE O ASSUNTO ANTES
Realmente são muitas vacinas e pra muita gente o calendário de vacinação pode ser um pouquinho complicado. Por isso, aqui no blog da Imunovida você encontra diversos textos tirando várias dúvidas sobre o assunto. Além disso, reserve um momento para ler sobre como você pode se preparar antes da sua visita à clínica e revisar todas as informações sobre a vacina fornecidas pelo médico do seu filho.
- DOCES PODEM SER UMA BOA!
É cientificamente comprovado que provar algo doce pode ajudar a reduzir a resposta à dor do seu filho. Peça ao médico do seu filho que dê uma solução doce de sacarose ou glicose um a dois minutos antes da injeção. Mesmo uma quantidade muito pequena pode ajudar a reduzir a dor durante as aplicações da vacina.
- SE PUDER, AMAMENTE
A amamentação pode ser uma ótima maneira de acalmar e relaxar o bebê, pois pode ajudar a distraí-lo e proporcionar um contato próximo reconfortante. Além disso, o leite materno apresenta uma leve doçura, o que pode ajudar a reduzir a dor do seu filho durante as injeções.
- SE NECESSÁRIO, USE UM ANALGÉSICO TÓPICO
Peça ao médico do seu filho uma pomada para aliviar a dor, que bloqueia os impulsos nervosos de dor da pele. Também existem sprays analgésicos que podem ser aplicados no braço ou na perna do seu filho logo antes da injeção. Usar uma pomada ou spray pode reduzir o estresse de você e de seu filho durante uma visita para vacinação, mas não utilize sem orientação médica.
- SEJA CALMO E HONESTO
As crianças são inteligentes, portanto, dedique um tempo para explicar em termos simples o que esperar. Explique que seu filho pode sentir uma picadinha de formiga que vai passar muito rápido. Evite usar palavras mais agressivas como dor, agulha etc. Mesmo que seu bebê não consiga entender suas palavras, sua voz calma será tranquilizadora. Mantenha-se otimista e relaxado antes, durante e principalmente após as aplicações.
- LEVE OS BRINQUEDOS FAVORITOS
Traga tudo o que seu filho achar reconfortante, como um brinquedo, cobertor ou livro favorito, para ajudá-lo a se concentrar em algo agradável. Certifique-se de verificar com seu médico antes de trazer itens para a sala com você.
- DISTRAIA SEU FILHO
Logo antes da vacina, converse com seu filho, cante suas músicas favoritas, conte uma história ou simplesmente aja de bobo para desviar a atenção do filho do aplicador. Mantenha a distração após a vacina ser administrada.
- OS MAIORES TAMBÉM PRECISAM DE SUPORTE
Se seu filho for mais velho, você pode respirar fundo com ele para ajudar a “exalar” a dor. Peça-lhes que imaginem que a dor está saindo da boca quando expiram. Conte uma história ou aponte coisas interessantes na sala para ajudar a criar distrações.
- CUIDADOS APÓS A VACINA
Acalme crianças pequenas, envolvendo-as. Abraços, carinho e sussurros suaves podem ajudar a acalmar bebês e crianças maiorzinhas depois de uma injeção. Seu filho pode ter reações leves, como dor e inchaço no local da injeção ou febre; isso é comum e logo desaparecerá.
Viu só? Não perca tempo, converse com o pediatra e traga seu filho para a Imunovida. Afinal, prevenir sempre é melhor do que remediar.
–
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! O time da Imunovida está preparado para te ajudar no que for preciso. Conte com a gente para proteger você e a sua família!
Fonte: Centers for Disease Control and Prevention (CDC), Vaccines for Your Children, “9 Things You Can Do For You and Your Baby”.