6 razões para vacinar seus filhos contra HPV

11 Jul 2022

por Imunovida

6 razões para vacinar seus filhos contra HPV

11 Jul 2022

por Imunovida

Vírus. Sim, é um assunto que dá medo em muita gente visto a quantidade de doenças que esses microrganismos podem causar, mesmo não possuindo sequer uma célula. Agora imagina só um vírus tão comum que praticamente todas as pessoas são infectadas por um ou mais de seus inúmeros tipos. Pois é, é isso o que acontece com o papilomavírus humano, HPV para os íntimos, responsável por causar, principalmente, verrugas genitais (ou condilomas) e até câncer. Além disso, as verrugas e lesões causadas pelo HPV podem ser porta de entrada para outros tipos de infecções e doenças ainda mais graves.

MAS O QUÃO GRAVE É O HPV?

Para se ter uma ideia, de 12,7 milhões de novos casos de câncer em homens e mulheres, reportados anualmente em todo mundo, 610 mil têm como causa alguns tipos de HPV, informa estudo divulgado em 2012 pela respeitada publicação Lancet Oncology, do Reino Unido. Os pesquisadores também apontam que 10% de todos os casos de câncer em mulheres estão igualmente associados a esses vírus. Já em homens, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) afirma que esse vírus responde por cerca de 5% de todos os casos. Ainda segundo o CDC, o HPV está relacionado com 99% dos cânceres de colo do útero; com 90% dos de ânus; 70% dos de boca; e 40% dos cânceres de pênis.

Só no Brasil, segundo os levantamentos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), realizados em 2014, estimam em quase 15 mil o número de novos casos de câncer de colo do útero a cada ano, e em mais de 9 mil o de câncer de boca, a maior parte em homens — cerca de 70% — são causados pelo HPV. Quanto ao câncer de ânus, em 2009 o instituto somou 539 novos casos em homens e 1.078 em mulheres.

OK. É muita coisa. Muita informação. Agora, e se a gente te dissesse que tudo isso seria prevenido através de uma vacina? Pareceu utopia? Não, não, é totalmente verdade. A vacina contra o HPV é capaz de prevenir a maior parte dos cânceres causados pelo vírus, fora todas as outras complicações decorrentes da sua infecção no organismo.

E COMO FUNCIONA O ESQUEMA DE VACINA?

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, a vacina HPV4, que protege contra as infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelos tipos de HPV 6,11,16,18, deve ser administrada em:

• Meninas de 9 a 14 anos de idade;

• Meninas de 15 anos que já tenham tomado uma dose;

• Meninos de 11 a 14 anos;

• Indivíduos de 9 a 26 anos de ambos os sexos nas seguintes condições: convivendo com HIV/Aids; pacientes oncológicos em quimioterapia e/ou radioterapia; transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomendam a vacinação de meninas e mulheres de 9 a 45 anos de idade e meninos e jovens de 9 a 26 anos. Homens e mulheres em idades fora da faixa de indicação também podem ser beneficiados com a vacinação, de acordo com critério médico.

No entanto, a vacina é contraindicada para gestantes e pessoas que apresentaram anafilaxia após receber uma dose da vacina ou algum de seus componentes. São recomendadas duas ou três doses, dependendo da idade de início da vacinação.

OK. MAS POR QUE MESMO EU TENHO QUE VACINAR MEU FILHO (A)?

Tudo bem, aqui vão 6 motivos para você não deixar de vacinar seus filhos contra o HPV:

  1. O HPV é um vírus comum que infecta homens e mulheres. Cerca de 80% das pessoas estarão infectadas por algum tipo de HPV durante a vida. A maioria das infecções por HPV desaparece por conta própria, porém as infecções que não desaparecem podem causar lesões pré-cânceres e cânceres.
  2. As infecções decorrentes dos diferentes tipos do vírus que causam a maioria dos cânceres de HPV e verrugas genitais caíram 71% entre as meninas adolescentes vacinadas.
  3. Quase 30.000 casos de câncer a cada ano podem ser evitados com a vacinação contra o HPV.
  4. Prevenir o câncer é melhor do que tratar o câncer. As infecções por HPV podem causar muitos tipos de câncer, porém o que vai para os registros são os números de casos de câncer de colo de útero. A vacinação contra o HPV também previne outros tipos de câncer causados pela infecção do vírus.
  5. Seu filho pode receber a vacina contra o HPV quando receber outras vacinas destinadas para os pré-adolescentes. Recomenda-se a administração de três vacinas para crianças de 11 a 12 anos de idade para proteção contra infecções que podem causar meningite, câncer de HPV e coqueluche.
  6. Prevenir o câncer está mais fácil do que nunca! Os dados mostram que 2 doses da vacina contra o HPV oferecem proteção semelhante a 3 doses, quando administradas antes do 15º aniversário.

Viu só? Não perca tempo, converse com o pediatra e traga seu filho para a Imunovida. Afinal, prevenir sempre é melhor do que remediar.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! O time da Imunovida está preparado para te ajudar no que for preciso. Conte com a gente para proteger você e a sua família!

Fontes: Dr. Lindsay Kuroki, Washington University in St. Louis, Public Health Sciences Division, “Protect Your Children with the HPV Vaccine”.

Sociedade Brasileira de Imunizações, SBIm, “HPV”.

Por Imunovida

2 Abr 2024

A importância da vacina contra o HPV

Por Imunovida

28 Mar 2024

Vacina Gardasil Nonavalente

Por Imunovida

13 Mar 2024

Conheça a Efluelda!

Por Imunovida

1 Fev 2024

Você sabe o que é o Herpes Zóster?

Por Imunovida

31 Jan 2024

O que é Meningite e quais são seus tipos?

Por Imunovida

23 Jan 2024

Imunização volta às aulas 2024!

Por Imunovida

2 Abr 2024

A importância da vacina contra o HPV

Por Imunovida

28 Mar 2024

Vacina Gardasil Nonavalente

Por Imunovida

13 Mar 2024

Conheça a Efluelda!

Por Imunovida

1 Fev 2024

Você sabe o que é o Herpes Zóster?

Por Imunovida

31 Jan 2024

O que é Meningite e quais são seus tipos?

Por Imunovida

23 Jan 2024

Imunização volta às aulas 2024!

Fale com a gente!

Então, se você não marcou sua vacina!
Você pode nos chamar pelo WhatsApp
Fale agora!

Quero receber
uma ligação.

Digite seu nome e telefone para entrarmos em contato com você;)