O estresse sabota sua imunidade. Sabe como evitar isso?

7 Jul 2022

por Imunovida

O estresse sabota sua imunidade. Sabe como evitar isso?

7 Jul 2022

por Imunovida

É o dia-a-dia, a rotina e a quantidade de cobranças diárias podem te deixar (muito) estressado. E neste exato momento você pode estar pensando ironicamente “ah, é mesmo!” É, na verdade, é isso mesmo o que acontece. Independente da origem do estresse, seja pela insatisfação rotineira, por cobranças no trabalho ou faculdade, quem sabe por conta de alguma causa familiar ou pessoal, isso pode, certamente, afetar a sua saúde.

É bem comum ouvir da maioria das pessoas que estão passando por temporadas de estresse, que sentem que ficam doentes mais facilmente, ou que a sua imunidade não funciona mais como antes. Pois bem, é cientificamente comprovado que o estresse crônico interfere diretamente na sua imunidade, deixando-o mais vulnerável a ação dos microrganismos causadores de doenças. Boom! Mas como isso acontece? Calma, a gente te explica.

QUER DIZER QUE O ESTRESSE SABOTA MINHA IMUNIDADE?

É basicamente isso o que acontece, sim. Um estudo feito pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, demonstrou os efeitos do estresse psicológico no organismo. Em todos os testes e cenários que foram utilizados e considerando, é claro, a diferença interpessoal, os indivíduos que participaram da pesquisa tiveram os componentes quantitativos e funcionais da imunidade celular alterados.

As situações pontuais de estresse desencadeiam reações imediatas no corpo, liberando mais adrenalina, hormônio que acelera o coração, e cortisol, substância que eleva a pressão e aumenta o aporte de energia aos músculos. Tudo isso foi designado para nos deixar prontos para enfrentar ou fugir do perigo. Realmente necessário para a sobrevivência da espécie humana na idade das cavernas. A reação rápida do organismo era crucial para a manutenção da vida do indivíduo perante uma situação de perigo.

No entanto, expor-se rotineiramente a situações estressantes implica no desgaste contínuo da imunidade. Isso porque uma das funções do hormônio cortisol é justamente diminuir as inflamações, ou seja, regular a ação do sistema imune frente a um perigo iminente. É claro que quando tudo age de maneira equilibrada dentro do organismo, nada é prejudicado, afinal, uma ação inflamatória exacerbada pode causar muito dano ao organismo. No entanto, a ação prolongada do cortisol mantém o sistema imune bloqueado, vulnerável para a infecção de microrganismos causadores de doenças.

TUDO BEM, MAS COMO EU EVITO ESSE TIPO DE COISA?

Claro que uma resposta do tipo “não seja estressado” não é isso o que você está procurando, certo? Porém, é importante encontrar maneiras de aliviar as tensões. Se você trabalha, por exemplo, num escritório usando o computador o dia todo, não é uma boa alternativa tentar “relaxar” usando o computador em casa, já que seu organismo vai entender que essa é uma continuação da atividade laboral, e então você continuará estressado. No entanto, algumas dicas simples e funcionais podem ser essenciais para devolver a sua qualidade de vida:

– Alimente-se bem. Claro que quando estamos nervosos o que vem primeiro à nossa mente é justamente uma comida bem gordurosa e cheia de açúcar. Mas, você já sabe, né, isso não faz nenhum bem para a sua imunidade, nem tem todos os nutrientes que seu corpo precisa para se manter forte e saudável.

– Pratique exercícios físicos. Do mesmo jeito que as crianças devem gastar energia para não ficarem estressadas e birrentas, nós deveríamos continuar fazendo isso depois de adultos, afinal, sedentarismo não é bom pra ninguém. A prática de exercícios físicos, seja acadêmica, ou artes marciais, por exemplo, pode ser uma boa alternativa para extravasar o estresse reprimido, e, claro, ao gastar energia outros hormônios do bem-estar são liberados e você rapidamente sentirá os resultados positivos.

– Procure exercícios de respiração ou meditação. O autoconhecimento é bem importante, e esses exercícios de respiração e alongamento te ajudam a ficar mais relaxado durante o dia, seja após alguma reunião estressante ou depois de uma discussão. É importante manter um hábito e sempre realizar esse tipo de exercício antes e após o trabalho, ou durante o trânsito, por exemplo.

– Consulte um médico regularmente. Isso serve tanto para a manutenção geral da sua saúde física quanto psicológica. A terapia é uma ótima saída para muitos dos nossos problemas sociais mal resolvidos e claro, manter-se mais calmo e relaxado, colocar suas angústias para fora é um exercício de autocuidado e tanto.

– Por último, mas não menos importante, mantenha suas vacinas em dia. Você pode até estar pensando que isso é um jabá para a Imunovida, mas é a mais pura verdade. Quando você previne seu organismo de ser infectado por determinados microrganismos causadores de doenças, você já está, por tabela, aumentando a sua imunidade, já que as chances de você ficar doente diminuem drasticamente. É como a gente sempre diz: é sempre melhor prevenir do que remediar.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! O time da Imunovida está preparado para te ajudar no que for preciso. Conte com a gente para proteger você e a sua família!

| Imunovida Vacinas |

Fontes:

Neura Cirqueira Fonseca et al, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, NIP, “Influência do Estresse Sobre O Sistema Imunológico”. Disponível em: http://nippromove.hospedagemdesites.ws/anais_simposio/arquivos_up/documentos/artigos/844c84423cfcd7e05d2720770d2ee271.pdf

Anna L. Marslanda et al, Department of Psychology, University of Pittsburgh, “Stress, immune reactivity and susceptibility to infectious disease”. Disponível em: https://www.cmu.edu/dietrich/psychology/stress-immunity-disease-lab/abstracts/pdf/marslandbachen02.pdf

Por Imunovida

2 Abr 2024

A importância da vacina contra o HPV

Por Imunovida

28 Mar 2024

Vacina Gardasil Nonavalente

Por Imunovida

13 Mar 2024

Conheça a Efluelda!

Por Imunovida

1 Fev 2024

Você sabe o que é o Herpes Zóster?

Por Imunovida

31 Jan 2024

O que é Meningite e quais são seus tipos?

Por Imunovida

23 Jan 2024

Imunização volta às aulas 2024!

Por Imunovida

2 Abr 2024

A importância da vacina contra o HPV

Por Imunovida

28 Mar 2024

Vacina Gardasil Nonavalente

Por Imunovida

13 Mar 2024

Conheça a Efluelda!

Por Imunovida

1 Fev 2024

Você sabe o que é o Herpes Zóster?

Por Imunovida

31 Jan 2024

O que é Meningite e quais são seus tipos?

Por Imunovida

23 Jan 2024

Imunização volta às aulas 2024!

Fale com a gente!

Então, se você não marcou sua vacina!
Você pode nos chamar pelo WhatsApp
Fale agora!

Quero receber
uma ligação.

Digite seu nome e telefone para entrarmos em contato com você;)